A nova praia do Fialho: O Turismo

Na eminência de assumir a pasta, dedico hoje esse post a ele   

Ronaldo_Fialho_TurismoQuem conhece o Ronaldo Fialho como artista, muito talentoso por sinal, nem imagina como é frenética sua rotina de trabalho dia-a-dia à frente dos bastidores do núcleo de eventos como Subsecretário de Turismo. Já tendo realizado grandes e complexos eventos como o Carnaval e a Feport do ano passado, ambos batendo recordes de público e sucesso na opinião até dos mais críticos, tudo o que é difícil, passam para o Fialho que ele resolve com boa vontade e articulação em qualquer meio.

Aliás, ao contrário do que se pensava, as criticas que o turismo recebeu por não ter realizado a Chocoserra em 2013, não era de responsabilidade de Fialho e sim do Professor Eduardo Jorge Mielke, nomeado na secretaria de turismo e designado para isso em parceria com o COMTUR – Conselho de Turismo. O famoso festival de chocolate acontecia havia 16 anos consecutivos. Que venha 2014.

O artista tem essa vantagem, a de querer aprender, saber, conhecer, experimentar. Desprovido de qualquer vaidade ou arrogância, o compositor boa gente, Ronaldo Fialho, com certeza dará conta do extenso legado deixado por Henrique Carregal, tais como o projeto da Praça Olímpica, do Lago Iaci e do Espaço Artesão na Feirinha, entre tantos outros, além de emendas importantes para, assim que a prefeitura tiver condições, realizá-los. Assim como acontece com qualquer obra, os artistas são craques em transformar o que está no papel em realidade. Vivam os artistas!

Uma nota sobre o Henrique Carregal

As cidades pouco têm dinheiro para a saúde e educação, que dirá para o turismo. Quando assumiu a Secretaria de Turismo de Teresópolis, Carregal foi desafiado a assumir a pasta em função do sucesso de suas muitas ações com seu grupo à frente da Associação Comercial (ACIAT).

Planejou uma construção com toda a sociedade para executar todos aqueles sonhos que estão no inconsciente coletivo de todos os Teresopolitanos, que vem se expressando há anos em fóruns e até nas redes sociais tais como: preparar eventos para a Copa e a vinda da Seleção Brasileira para a Granja Comary, a organização da Feirinha, a revitalização de nossos pontos turísticos, atrair investidores, uma bela festa de natal e incentivar receptivos e a promoção de Teresópolis além de nossas fronteiras.

Tudo isso é muito bonito e não é complicado de fazer, mas precisa-se de verba (que o município não tem) para se realizar. Seja no Governo do Estado, seja em Brasília, lá foi ele buscar os apoios e as verbas para os projetos que desenhou durante seus primeiros meses à frente da Secretaria. Conseguiu o mais difícil, as Emendas e apoios políticos para executá-las. Até aí tudo certo, o que ele não contava era a prefeitura estar no CALC (impedimento temporário de receber recursos) e para as poucas contrapartidas que eram necessárias, não teve o apoio necessário de outras secretarias estratégicas. Quando o Prefeito Arlei descobriu isso já era tarde demais, lá se ia um valoroso colaborador pela PORTA DA FRENTE.

A frustração de quem vem da iniciativa privada em governos é sempre grande e ele chegou a ser minado até mesmo dentro de sua própria secretaria. A impossibilidade de implantar seus projetos, como o de Natal, onde conseguira recursos foi a gota d´água em dezembro.

Recentemente, foi fundamental em uma ação que ajudou muito e que orgulhou toda a população, que nasceu justo na ACIAT, quando o jovem Diretor de Turismo, Vinícius Claussen, desenvolveu uma mobilização com várias outras entidades para o plantio de hortências ao longo das vias públicas. Essa pró-atividade e independência é que se tem que ter nos governos. Viva a ACIAT.

Assim como na fábula dos burros amarrados pelo rabo, e presos à teimosia, que descobrem que podem comer os dois montes de feno se o fizerem unidos, a cidade poderá avançar também se estivermos todos no mesmo sentido, e… na mesma direção.

Hernrique Carregal é empresário, Vice-Presidente da Associação Comercial (ACIAT) e atual Vice Presidente da Federação de Associações Comerciais do Estado do Rio.

Sobre O interior do Rio

Um entusiasta do interior do Estado do Rio e de seus valores. O desenvolvimento começa aqui.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário