Consulta pública discutirá criação de unidade de conservação em Petrópolis

Um dos projetos mais importantes em que se pode participar aqui na gerência do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), é na criação de uma nova Unidade de Conservação. Para isso, o órgão promoverá, nesta sexta (31/3), em Petrópolis, nas Serras Cariocas, uma primeira consulta pública para apresentação e discussão da proposta de criação do Refúgio da Vida Silvestre da Serra da Estrela, uma categoria de unidade de conservação prevista no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

refugio_da_vida_silvestre_serra_da_estrela

Com aproximadamente cinco mil hectares, a nova unidade de conservação abrangerá partes dos municípios de Petrópolis, Magé e Duque de Caxias  e se constituirá em um importante corredor ecológico que ligará a região de Parnaso, próximo ao Parque Estadual dos Três Picos, situado na Região Serrana do Rio, e a Área de Proteção Ambiental (APA) de Petrópolis, protegendo a biodiversidade desse local. Além disso, a Reserva vem ao encontro de uma antiga demanda da sociedade petropolitana, no sentido de se transformar a atual subida da serra (BR-040) em uma estrada parque, quando estiver implantada a nova subida da serra.

A consulta acontece nesta sexta (31/3) às 18h no Teatro Dom Pedro, Praça dos Expedicionários, s/nº, Centro de Petrópolis. Apareça por lá!

Separei aqui alguns destaques da fauna encontrada nesse novo Refúgio da Vida Silvestre

Buffy-tufted_marmoset_Callithrix_aurita.jpg

Mamíferos – Sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) – Este primata está categorizado como vulnerável, na lista de espécies ameaçadas de extinção da IUCN.

Aves: Pixoxó (Sporophila frontalis). Espécie categorizada como vulnerável na lista de espécies ameaçadas de extinção da IUCN. É uma espécie visada por traficantes de animais silvestres e essa região é ponto de captura da espécie.

Anfíbio: sapo-pingo-de-ouro (Brachycephalus margaritatus). Espécie endêmica dos municípios de Engenheiro Paulo de Frontin, Petrópolis e Teresópolis. Provavelmente receberá alguma categoria de status de ameaça de extinção, por ter uma área de distribuição geográfica restrita.

Foto: Sagui-da-Serra-Escuro/Jack Hynes

Anúncios

Sobre O interior do Rio

Um entusiasta do interior do Estado do Rio e de seus valores. O desenvolvimento começa aqui.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s