UMA PASSAGEM PARA O FUTURO

Algumas verdades sobre o principal Programa de Habitação em Teresópolis

Muito se tem especulado, muitas vezes sem nenhum embasamento, sobre as obras do condomínio habitacional do Ermitagem que o Governo do Estado do Rio de Janeiro já construiu em Teresópolis (as obras estão aferidas em 98,7% pela Caixa) e por isso resolvi compartilhar com vocês algumas informações.

Apesar do efeito de palavras para se dizer que as obras “JÁ DURAM 5 ANOS”, isso não é verdade. Após as chuvas de 2011 e muitas trocas de prefeito depois, além das disputas judiciais com proprietários dos terrenos desapropriados e as devidas legalizações e realização DOS PROJETOS, as obras SÓ COMEÇARAM EM AGOSTO DE 2013.

Eu tenho a impressão que, nem mesmo no auge da construção civil na Barra da Tijuca, no Rio, alguém construiu sozinho 80 PRÉDIOS com 1.600 apartamentos nessa velocidade.

E nesses DOIS ANOS E MEIO, um prazo razoável para uma obra desse porte e COM TODA A INFRAESTRUTURA DE UM BAIRRO além das moradias, olha que teve muita gente atrapalhando e até atrasando a obra. Teve o caso dos proprietários, a lentidão da justiça, depois teve um pequeno grupo que convenceu o Ministério Público que NÃO SE PODIA ENTREGAR as moradias SEM O VIADUTO ESTAR PRONTO e o que desencadeou uma “quase” batalha jurídica sem precedentes envolvendo a CRT, que acionou a ANTT, a PRF, a PM, a Prefeitura, a Câmara de Vereadores, a Caixa, o Governo do Rio e até a Assembleia Legislativa – ALERJ.

Na verdade, NÃO FOSSEM OS TANTOS AGENTES envolvidos nesse verdadeiro imbróglio, fora os que NÃO TINHAM NENHUM PODER DE DECISÃO QUERENDO APENAS APARECER, pelo menos as primeiras 740 unidades prontas com seus contemplados designados pela Caixa, já poderiam ter sido ENTREGUES.

AGORA, MUITOS DOS QUE ERAM CONTRA, QUEREM QUE AS PESSOAS SE MUDEM RÁPIDO SEM A PREOCUPAÇÃO COM O VIADUTO. No fim de junho já começam os preparativos para as obras e com grande aparato de segurança na via.

SEA_INEA_Visita_tecnica_Ermitagem (33)

O condomínio tem infraestrutura completa de lazer com churrasqueiras, área de festas e quadras multiuso para esportes e estacionamentos. Ações de conscientização ambiental serão implantada. 

PARA SORTE GERAL dos verdadeiros envolvidos, ainda tem gente que TRABALHA DURO E EM SILÊNCIO para RESOLVER PROBLEMAS.

Algumas forças do Estado, tais como a SeOBRAS e o INEA, se esforçaram para, rapidamente e dentro dos trâmites legais, resolverem as licenças, as licitações, desapropriações e até a construção de uma importante e complexa passagem subterrânea que envolveu mais atores ainda, de modo que as pessoas pudessem se mudar logo. Há mais de um ano, esses dois órgãos mais a Polícia Rodoviária Federal, vêm batendo nessa tecla da sensatez de que com a passagem para os pedestres pronta e o fechamento do perigoso cruzamento da rodovia, tudo será resolvido muito em breve para a efetiva mudança. Eu arriscaria dizer que em menos de uns 90 dias.

O Governo do Estado do Rio, além da Secretaria Estadual de Obras, através de seu incansável e empenhado Subsecretario, João Carlos Grilo, grande responsável por esta bela obras, teve sempre em Teresópolis, nos melhores e piores momentos de sua recente história, a liderança do Secretário de Estado do Ambiente e Deputado Estadual, André Corrêa, para CAPITANEAR todas essas pontas e AJUDAR A RESOLVER OS PROBLEMAS DA POPULAÇÃO.

Seja atendendo a sociedade, os manifestantes, a AVIT, todos os órgãos do Governo, falando com todos os prefeitos que passaram, o Presidente da CEDAE para ligar a água, com a AMPLA para ligar a luz, com a Caixa e até com o Presidente da CRT para articular o bom andamento de tudo junto à ANTT para se entregar logo essas moradias, ele fez. E reconhecimento é bom e não dói a ninguém fazê-lo.

Dia desses, em um evento na cidade, o André disse: “Quando se está em um Campeonato, todo mundo torce pelo seu time, quando a Seleção joga, todo mundo veste a mesma camisa”.

No futuro que se aproxima rápido, Teresópolis precisará “APRENDER A TRABALHAR E A CONSTRUIR JUNTO” quando os interesses são os mesmos, completou o cara que, por enquanto, veste a braçadeira de capitão de um grande grupo, o André Corrêa.

Anúncios

Sobre O interior do Rio

Um entusiasta do interior do Estado do Rio e de seus valores. O desenvolvimento começa aqui.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s