Ministério Público do Estado do Rio cria projeto de prevenção para a Região Serrana

Em razão do histórico de deslizamentos durante o período de chuvas em algumas áreas, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) lança, na próxima segunda (15/12), um projeto de “acidente zero”.

Voltada para toda a região, a ação tem o objetivo de fazer uma aproximação com a população e promover campanhas de conscientização para medidas preventivas e procedimentos de segurança em épocas de chuvas, bem como fomentar movimentos sociais para atuar na busca de soluções junto aos poderes públicos.

O projeto foi desenvolvido pela 9ª Procuradoria de Justiça de Tutela Coletiva do MPRJ e estão previstas ações até o final de março de 2015.

A procuradora Denise Tarin, idealizadora da campanha, já havia promovido, anteriormente, ação semelhante na cidade de Petrópolis, entre setembro de 2003 e março de 2007. Na ocasião, segundo dados da Coordenadoria de Defesa Civil do município, foi verificado índice zero de mortalidade mesmo com números significativos de deslizamentos.

“Com essa iniciativa pretendemos ter o Ministério Público atuando cada vez mais na prevenção e na aproximação com a sociedade, focando mais em evitar as tragédias do que em buscar culpados. Obras que não foram realizadas tem que ser cobradas, mas também não se pode deixar de lado a necessidade de conscientização social a respeito das situações de risco e da vulnerabilidade de cada região, por exemplo”, comenta a Procuradora Denise.

No mesmo dia do lançamento do Projeto Morte Zero, na sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis, será realizado o evento Segurança Humana nas Cidades Resilientes.

Promovido pelo MPRJ, o encontro tem como objetivo sensibilizar promotores da Região Serrana para atuação prioritária na prevenção dos desastres. O evento, que acontece durante todo o dia, vai contar com palestras e uma oficina de trabalho coordenada pela professora Lucila Martinez, Coordenadora Nacional da Cátedra da UNESCO Meio Ambiente e Cidade, com a participação de promotores e procuradores de Justiça, representantes da Defesa Civil, advogados, biólogos, geógrafos, economistas e pesquisadores ligados à prevenção de desastres.

image001O lançamento desse projeto e o de “Segurança Humana nas Cidades Resilientes”, direcionado aos promotores, acontece no próximo dia 15 de dezembro das das 9h às 17h30 na Sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Teresópolis.

Anúncios

Sobre O interior do Rio

Um entusiasta do interior do Estado do Rio e de seus valores. O desenvolvimento começa aqui.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s