Lançamento da Rota Cervejeira é celebrado no Rio

Com investimentos do Governo do Estado, projeto vai incrementar o turismo na Serra

Rota Cervejeira - Foto Eny Miranda

A cultura cervejeira do Rio ganhou um incremento inédito. Nesta terça (18), foi lançada a Rota Cervejeira no Palácio Guanabara, sede do Governo do Rio, e estivemos lá para contar para vocês tudo sobre essa iniciativa que visa fomentar o setor de cervejas artesanais e especiais, organizando visitações turísticas a fábricas da Região Serrana. O projeto vai oferecer pacotes com roteiros elaborados e comercializados por agências de turismo, que incluem visitações a cervejarias e degustações.

– O projeto, que une gastronomia e cerveja artesanal, gera emprego e renda para a região. O Governo do Estado apoia os produtores e empresários do setor. Vamos ajudar a aumentar a produção da bebida – explicou o governador Luiz Fernando Pezão, que participou do lançamento da rota.

Criada pela iniciativa privada, a Rota Cervejeira receberá R$ 8 milhões em investimentos do Governo do Estado, do Sebrae e das prefeituras. Serão mais de 15 cervejarias participantes, incluindo grandes representantes do setor como a Bohemia (Ambev) e o Grupo Petrópolis, que também fabricam produtos premium.

Produtores de cervejas artesanais e premium regionais, tiveram participação efetiva na criação da Rota, como Mozart Rodrigues, do Grupo Arbor, e brindaram a todos com suas preciosidades durante o evento com cardápios explicativos sobre os vários tipos de cerveja.

O setor vem ganhando seus “‘templos da cultura cervejeira”, como a Vila St. Gallen em Teresópolis, do Grupo Arbor, fabricante da Therezópolis Gold, que já virou referência. Também conversamos com Gustavo Ranzato, da Ranz Bier, que já pensa em aumentar a produção de sua cervejaria para atender o bar, de mesmo nome, que faz sucesso em Lumiar, distrito de Nova Friburgo.

– O novo serviço, além de estimular a cultura cervejeira no estado, vai permitir a interação do visitante, que poderá conhecer e participar do processo de fabricação da bebida – disse o  secretário estadual de Turismo, Cláudio Magnavita.

Ao Ministério do Turismo caberá o reforço na divulgação do novo produto, que segundo o ministro da pasta, Vinícius Lages, reúne padrão internacional.

Rota_Cervejeira_do_Rio_de_Janeiro_tulipa_blog_do_Raposo

Um mimo da Rota oferecido a imprensa, uma taça personalizada com o mapa do roteiro na caixa, agradou em cheio. Deve virar souvenir.

– Com esse roteiro cervejeiro, coloca-se mais um produto na estante de ofertas turísticas do Rio. Temos uma produção de muita qualidade nas cidades de Petrópolis, Teresópolis e Friburgo. O produto já está bem formatado, agora é preciso divulgá-lo e associá-lo aos outros potenciais da região, como o ecoturismo – afirmou o ministro.

Consultor da Rota Cervejeira, Alexandre Zubaran enfatizou que a cerveja é o grande impulsionador da economia do estado. A expectativa é de que o Rio passe da sexta para a segunda posição no ranking de produtores da bebida.

– Cerveja movimenta diversos setores e é um multiplicador de emprego. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio ao setor cervejeiro – disse Zubaram.

Parceria com os municípios e restaurantes da região

Na ocasião, os 3 Prefeitos das Serras Cariocas (Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo), Rubens Bomtempo, Arlei Rosa e Rogério Cabral respectivamente, e seus Secretários de Turismo, Thaís Ferreira, Ronaldo Fialho e Nauro Grehs já se comprometeram com o projeto e algumas iniciativas de capacitação da mão de obra do setor já estão em curso. O Secretário Estadual de Trabalho e Renda, Sérgio Romai, garantiu todo apoio durante o evento.

Segundo o secretário de Turismo de Nova Friburgo, Nauro Grehs, o projeto vai incluir também parcerias com restaurantes da região, onde o visitante poderá degustar os produtos. Atualmente, o setor gera 3 mil empregos diretos e 20 mil indiretos na região. A expectativa é de que o polo receba 150 mil visitantes por ano.

– Além das visitas às cervejarias, vamos incluir restaurantes e bares na rota. Garçons e maitres já estão sendo treinados por sommeliers de cerveja por meio da parceria entre o Senac e o Senai – disse Grehs.

Incentivo às microcervejarias

Desde agosto, as microcervejarias podem se beneficiar pela lei sancionada pelo Governo do Estado para redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço) de coautoria do Deputado Estadual, André Corrêa (PSD/RJ).  São contempladas fábricas que produzem até 3 milhões de litros anuais de cerveja ou chope artesanal que contenham, no mínimo, 90% de cereais malteados ou extrato de malte e que vendem até 200 mil litros por mês dos produtos.

08/09/2014 - Cervejaria Ranz, em Lumiar.

Fábrica da Ranz de Nova Friburgo – A diminuição da tributação, de 25% para 13%, pretende estimular a economia e desenvolver o setor, cujo mercado consumidor vem crescendo cerca de 20% ao ano no país, e ajudar na criação de uma cultura cervejeira.

– É importante desonerar o setor produtivo para auxiliar no desenvolvimento econômico, e gerar novos empregos. Um exemplo foi o setor de bares e restaurantes, no qual reduzimos o ICMS de 4% para 2%, aumentando a receita das empresas – explicou o governador.

Especial – Entrevista exclusiva

Representando o Roteiro Serras Cariocas, estive com Alexandre Sampaio, Presidente da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e também do Conselho de Turismo da CNC – Confederação Nacional do Comércio.

Serras Cariocas: Presidente, na sua visão o que muda a partir de agora?

Alexandre Sampaio: O produto Rota Cervejeira do Rio de Janeiro, que agora ganha uma dimensão estadual, com a pretensão do Sebrae-RJ de levá-lo a todo o território fluminense aonde houver produção com estas características, será sem dúvida um sucesso! Ele agrega valor aos destinos, quando combina degustação etílico-gastronômica, com visita a instalações industriais, que tenham espaço receptivo adequado para encantamento de visitantes.

Isto se insere numa visão mais atual do enriquecimento do turismo nas cidades, permitindo que se descortinem outras opções de interesses aos visitantes, que podem voltar face aos novos atrativos para aqueles que já conhecem o local, potencializando a atratividade para os que nunca foram a região.

IMG_0575

“O lançamento oficial deste projeto aqui no Palácio Guanabara permitirá grande visibilidade e divulgação, o que trará naturalmente o interesse de todo trade, agencias e hotéis, para a comercialização de pacotes e visitas com harmonizações do produto Cerveja nos espaços existente e nos que estão sendo criados”, comemora Sampaio” Foto: Mila Ferreira

SC: Qual o legado que essa Rota pode trazer para os grandes eventos que o Rio vai receber?

AS: Para as Olimpíadas e eventos como um todo, dão a estas cidades do roteiro um grande diferencial para captar convencionais, que conciliam lazer e gastronomia em suas horas de folga, além de dotar estes municípios de um grande diferencial para os que vierem para 2016.

SC: As entidades que representa sempre apoiaram iniciativas como essa, o que vem por aí?

O apoio da CNC e da FBHA na apresentação do projeto no Festival Mundial da Cerveja do Rio, o Mondial de La Biére, que começa nesta quinta, se insere dentro dos nossos compromissos de desenvolvimento empresarial, trazendo novas perspectivas para o crescimento holístico de todo o segmento turístico, inserindo agora a cadeia de micro empreendedores industriais nesta empreitada. Os reflexos para o Rio serão imensos, trata-se  da primeira estruturação deste nível em nosso estado, que resultará sem dúvidas, em maior atração de pessoas.

PS: Na ocasião, convidamos a entidade (FBHA) a realizar uma de suas reuniões de diretoria em Teresópolis. Eles aceitaram.

Anúncios

Sobre O interior do Rio

Um entusiasta do interior do Estado do Rio e de seus valores. O desenvolvimento começa aqui.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s