CBF e moradores alertam para desmatamento irregular na Granja Comary, em Teresópolis

Blog mostra fotos exclusivas do desmatamento feita por moradores.

O assunto foi destaque ontem na coluna do Ancelmo

Tivemos acesso à carta que o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, divulgou às autoridades e à população de Teresópolis (RJ), alertando para o perigo de deslizamento com a instalação de um loteamento imobiliário da empresa Sanfebra Empreendimentos e Participações Ltda, próximo à Granja Comary, centro de treinamento da Seleção Brasileira de Futebol e espaço de diversas atividades sociais, que funciona no local desde 1985.

Marin acrescentou que apoia as medidas tomadas pela Procuradoria da República e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente para coibir a atividade imobiliária. Segundo ele, a obra começa a se desenvolver no morro que domina e protege a Granja Comary e seu entorno, em frente à Gleba 6, onde fica o lago que caracteriza o local. “Trata-se de área que apresenta cobertura vegetal típica da Mata Atlântica, que já começa a ser devastada por agentes do empreendimento, sem poupar espécies em extinção”, completou.

Depois de uma semana da presença da Seleção, o que está sendo muito bom por sinal para a cidade, ficou uma dúvida dos teresopolitanos: O lago do Comary é um patrimônio público tombado ou "tomado"?

A CBF atrai muitas pessoas em seu entorno. Pena não ter um Centro de Visitação.

Além de a vegetação do morro representar proteção natural contra enxurradas, Marin destacou que os efluentes de esgoto sanitário, originados do empreendimento imobiliário, terão o lago como destino final. “Por tais razões, a CBF se permite lançar um apelo público às autoridades governamentais competentes, nos três níveis [de governo], e suas agências, para que, ouvindo o aconselhamento técnico e acatando a trágica lição da experiência, impeçam a implantação do loteamento imobiliário no local”, analisou.

nnnnn

Em meio ao desmatamento, espécies de palmito Jussara (protegido por Lei) foram arrancados segundo moradores e vizinhos como a CBF 

 

A prefeitura de Teresópolis informou em nota, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Planejamento e Projetos Especiais, que não há autorização para obras no local. Segundo a prefeitura, o terreno está em área de amortecimento do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e do Parque Estadual dos Três Picos. No entorno, portanto, de duas unidades de conservação nas quais as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre as unidades ambientais”.

Ainda de acordo com a prefeitura, o imóvel tem auto de embargo, lavrado no dia 30 de janeiro de 2014 pela fiscalização ambiental do município, referente à remoção de vegetação na época da averiguação local. A administração municipal esclareceu também que em julho deste ano foi protocolado, na Secretaria Municipal de Planejamento, “um processo de desmembramento e remembramento do terreno, que se encontra em exigência. Entretanto, não foi protocolado nenhum processo relativo a construções civis”.

desmatamento_irregular_CBF_Teresopolis_2014A fiscalização ambiental da prefeitura esteve no local, na manhã de hoje, e verificou que atualmente não há nenhuma atividade de desmatamento ou de construção na referida área, e que a mata permanece intacta. “A prefeitura de Teresópolis está atenta e realizando o seu trabalho de fiscalizar e fazer cumprir a legislação ambiental”, conclui a nota.

Tentamos também contato com a empresa Sanfebra Empreendimentos e Participações Ltda, mas o número não atende.

 

Leia a carta na íntegra
GRANJA COMARY – CARTA ABERTA DO PRESIDENTE – 27.08.2014

 

Anúncios

Sobre O interior do Rio

Um entusiasta do interior do Estado do Rio e de seus valores. O desenvolvimento começa aqui.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s