Granja Guarani comemora posse do Mirante

Festa marcou ocupação do terreno pela municipalidade

O domingo (16) foi de festa no bairro da Granja Guarani, em Teresópolis. Marcou a ocupação oficial pela municipalidade sobre o terreno que abriga o histórico mirante, também conhecido como Quiosque das Lendas, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) desde 1988.

Uma grande ação foi realizada no Mirante da Granja Guarani pela Secretaria de Cultura. Teve apresentações musicais com Fernando Mello, Arnaldo Almeida e Marcos André; recreação infantil com a professora Andrea Sant’Anna; atividades circenses, com o palhaço e malabarista Ivo Bernardo e ainda números de dança com o grupo de Top Street Dance.

turma_Granja_Guarani_Ziraldo_foto_Sec_Cultura

Turma boa: Dr. Maurílio, Armindo, Wanderley, Márcia, Ziraldo, o Vice Prefeito, Marcio Catão, eu, Magal, Kiko e Leonardo. Eu e o Maurílio levamos uma bela mensagem do André Corrêa pra galera da Granja.

Ziraldo, um dos padrinhos do Mirante, foi a grande estrela presente na festa, fez uma bela fala sobre sua paixão por Teresópolis e pela produtora cultural, Márcia Martins, sua esposa nascida em Teresópolis e que redescobriu recentemente toda essa história envolvendo o Mirante e sua infância na cidade.

“Será um grande passo no processo de recuperação do histórico Mirante da Granja Guarani, um de nossos maiores cartões postais, e que não só precisa, como merece ser restaurado e devolvido à população. A cada passo, o projeto se torna mais próximo e concreto. Temos a certeza de que, através da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Teresópolis, em breve teremos todos nosso Quiosque das Lendas totalmente recuperado…”, comemora o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

A doação do Mirante foi um acordo proposto pelo Ministério Público, a pedido da Prefeitura, que vinha sendo pressionada por uma grande Campanha da Associação de Moradores da Granja Guarani há tempos. A partir de agora, faltará apenas o trabalho de restauração do mirante, obra que será executada pelo Governo do Estado, através do Inepac, que recebeu Emenda de um milhão e meio do Deputado Estadual,Andre Correa.

O Mirante
Sua arquitetura tem influências coloniais mexicanas e mouriscas. O Quiosque das Lendas foi construído na década de 20 do século passado e é revestido com azulejos portugueses produzidos em Lisboa no ano de 1929 pintados pelo renomado artista Jorge Colaço (1864-1942) e que retratam quatro lendas indígenas: “O Dilúvio”, “O Anhangá e o Caçador”, “A moça que saiu para procurar marido” e “Como apareceu a noite”, derivando-se daí o nome Quiosque das Lendas.

De quebra, ainda levamos o Ziraldo ao lago Iaci, mas isso é uma outra história…em breve eu conto aqui.

Ziraldo_Catao_e_Raposo_Lago_Iaci

Vale a pena conferir as belas fotos do amigo e fotógrafo Roberto Ferreira em:https://www.facebook.com/photo.php?fbid=794670643876955&set=a.794668880543798.1073741886.100000020792539&type=1&theater

Anúncios

Sobre O interior do Rio

Um entusiasta do interior do Estado do Rio e de seus valores. O desenvolvimento começa aqui.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s