Cursos do DETRAN para motoboys começam dia 23 de janeiro em Teresópolis

Com custo abaixo do mercado ou até gratuito, projeto atende ainda municípios vizinhos

Com o objetivo de reduzir o número de acidentes envolvendo motocicletas no interior do estado, o Detran/RJ, em parceria com a Polícia Militar/RJ, Cetran/RJ (Conselho Estadual de Trânsito) e prefeituras da Região Serrana, apresentou nesta terça (10), na sede do Corpo de Bombeiros de Teresópolis, projeto de legalização e capacitação dos condutores de motos, promovido pela Escola Pública de Trânsito do Detran. O conjunto de ações inclui a habilitação de motociclistas, o registro e licenciamento desse tipo de veículo e a capacitação de motofretistas (motoboy), de modo possam exercer a profissão conforme resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

foto 4185 (1)

Fernando Avelino, presidente do Detran, pontuou a importância da parceria com as prefeituras, “Sem o envolvimento das prefeituras, o projeto não acontece. Essa parceria é fundamental para que os motociclistas tenham consciência da relevância da legalização e os motofretistas, dessa capacitação. Na capital, formamos 9.400 pessoas para atuarem na área”, frisou Avelino, ressaltando que a intenção não é concorrer com as autoescolas e sim preencher uma lacuna existente, pois a iniciativa é voltada para pessoas com baixo poder aquisitivo, que não teriam condições de pagar pelos serviços de uma autoescola.

foto 4147

O comandante do 7º Comando de Policiamento de Área, cel. James de Barros, comentou sobre as características do trânsito no interior do estado. “A iniciativa visa preparar o motociclista e o motofretista para que possamos efetivamente reduzir o número de acidentes. No interior, a utilização da moto é muito grande e a falta de preparo dos condutores é preocupante. Por isso, todos devemos somar forças para melhor capacitar as pessoas, ajudando a salvar vidas”.

A reunião contou ainda com a presença de representantes de organizações civis de Teresópolis e das prefeituras de São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Carmo, que são atendidas pelo 30º BPM e de Petrópolis e dos vereadores, Maurício Lopes (presidente da Câmara Municipal) e Dedê da Barra, presidente da Comissão de Transportes e que representou o Deputado Estadual, André Corrêa (PSD-RJ).

Vereador_de_Teresopolis_Dede_da_Barra_e_Miguel_Angelo_Salva_Vidas_no_Transito

O Vereador, Dedê da Barra, em conversa com um dos fundadores do belo “Salva Vidas no Trânsito”, Miguel Ângelo (dir.). Ele prometeu ajudar o Projeto em 2014.

Conheça as ações do Comitê de Trânsito em Teresópolis: https://www.facebook.com/Campanhaslegais

Legalização e capacitação

As ações que serão realizadas pelo Detran serão habilitar os candidatos à obtenção da ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) ou da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria A, para condução de scooters, bicicletas elétricas, motos/lambretas de menor a maior potência; registrar e licenciar os veículos citados no item anterior; capacitar os motofretistas em curso especializado; e promover educação para o trânsito nas escolas dos municípios.

A ação voltada para habilitar condutores hipossuficientes, ou seja, com baixo poder aquisitivo, para CNH ou ACC contará com aulas nos batalhões da PM, com policiais formados pelo Detran em instrutores de trânsito. As inscrições podem ser feitas no portal do Departamento (www.detran.rj.gov.br) até o dia 13 de janeiro de 2014 e os interessados devem ser maiores de 18 anos, saber ler e escrever, possuir carteira de identidade, CPF e apresentar Ofício de Gratuidade para hipossuficientes expedido pela Defensoria Pública. O custo será de R$ 342,54, bem abaixo do valor de mercado.

O curso especializado para motofretista é gratuito e também será ministrado por policiais instrutores nos batalhões da PM, com inscrições no portal do Detran até o dia 2 de janeiro de 2014. O candidato deve ter 21 anos, estar habilitado no mínimo há dois anos na categoria A, apresentar documentação referente ao veículo e cópia do comprovante de rendimento mensal, no exercício da atividade de motoboy, não superior ao piso salarial da categoria, entre outros requisitos.

A capacitação dos policiais lotados no 30º BPM começou nesta segunda e terminam no dia 17 de janeiro. O treinamento dos motofretistas tem início em 23 de janeiro e o de habilitação no dia 3 de fevereiro. O projeto de educação para o trânsito nas escolas está com inscrições abertas e poderá ser apresentado a partir de 10 de março do ano que vem.

O Cetran/RJ será o responsável pela orientação aos prefeitos para integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito e quanto aos procedimentos administrativos para firmar convênios com o Detran; e promover seminários para capacitação dos agentes municipais.

Para registrar e licenciar scooters, bicicletas elétricas e motos/lambretas de menor potência, o município deve estar integrado ao Sistema Nacional de Trânsito e a autoridade de trânsito municipal deve firmar convênio com Detran. Teresópolis já atendeu a esses requisitos e está apta a firmar os contratos com o órgão.

Fotos de Marcos Esteves e Blog do Raposo

Anúncios

Sobre O interior do Rio

Um entusiasta do interior do Estado do Rio e de seus valores. O desenvolvimento começa aqui.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s