Projeto Serras Cariocas marca presença no Salão Estadual de Turismo

Atrativos de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo são apresentados para estudantes, agentes, guias e profissionais do trade

Niterói, 25 de novembro de 2013

   Durante o fim de semana o Caminho Niemeyer, em Niterói, foi palco para atrativos e empreendimentos turísticos do Estado do Rio de Janeiro se mostrarem para o mercado. Realizado pela SeTur – Secretaria de Estado de Turismo, o evento também contou com ampla grade de palestras, workshops e capacitações através do Núcleo de Conhecimento e também ofereceu shows de música, danças e comidas típicas e mostras de artesanato de todo o estado para os visitantes. Além de novidades de receptivo na orla do Rio.

salao_estadual_de_turismo_do_rio_de_janeiro_2013_em_niteroi_caminho_niemeyer_ronald_azaro (13)

Promotoras do Serras Cariocas apresentaram o informativo especial sobre o Salão.

Uma comitiva de Teresópolis, que foi ao evento a convite do Projeto Serras Cariocas em uma van, contou com a presença de um grupo eclético tais como, Armindo Coelho, Presidente da Associação de Moradores da Granja Guarani, que foi apresentar e pedir apoio às autoridades estaduais para as intenções da entidade em revitalizar o entorno do Mirante da Lendas e do Lago Iaci, dois atrativos turísticos da cidade em vias de recuperação; do artesão Aroldo Bocard, que fez o maior sucesso produzindo tapetes “ao vivo” em seu tear; da gerente executiva da Vila St. Gallen, Ana Cláudia Pampillón, de promotoras da cervejaria e do Serras Cariocas, além deste blogueiro que também é Coordenador desse projeto bacana.

salao_estadual_de_turismo_do_rio_de_janeiro_2013_em_niteroi_caminho_niemeyer_ronald_azaro (97)

O artesão Aroldo Bocard, representando o Feirinha de Teresópolis, fez o maior sucesso produzindo tapetes “ao vivo” em seu tear. Ele veio a convite do Projeto Serras Cariocas.

– Vi de perto o desafio das equipes da SeTur em preparar todo esse belo evento em apenas 20 dias e tentamos ajudar antecipando uma edição especial do nosso informativo Serras Cariocas para promover o Salão de Turismo nas várias cidades onde atuamos. Deu certo. Muita gente ligou e mandou E-mail de outras cidades querendo participar do evento. De Teresópolis, trouxemos esses valorosos parceiros para prestigiar o Salão e todos conseguiram atingir seus objetivos. Também levamos nossas promotoras para distribuir material promocional de parceiros.

salao_estadual_de_turismo_do_rio_de_janeiro_2013_em_niteroi_caminho_niemeyer_ronald_azaro (42)

Explica ao Secretário estadual de Turismo, Ronald Azaro, como as 3 cidades vem se organizando para se promoverem conjuntamente. Ele tem interesse em ajudar.

  Durante a abertura, que contou com uma bela execução do hino nacional da banda municipal de Niterói, Santa Cecília, e a emocionante despedida do maestro, José Bernardo de Souza, que passou a batuta para seu substituto sob os aplausos de uma plateia toda em pé e após insinuação sobre possível falta de recursos para a banda, pelo apresentador, fez um discurso emocionado e conciliador de agradecimento a todos que, de alguma forma, o deixaram contribuir com a cultura da cidade que escolheu para morar há 35 anos como maestro. Foi aplaudido ainda mais e fez questão de cumprimentar o Prefeito Rodrigo Neves (PT), que retribuiu o carinho e discursou ressaltando a importância do turismo. “Niterói sempre teve um protagonismo no turismo do Estado do Rio e no Brasil. É uma cidade diferenciada, com belezas naturais extraordinárias. Estamos apostando estrategicamente nesta vocação. O turismo é uma indústria que não polui, gera emprego, renda, receitas e desenvolvimento. Estou muito feliz deste salão do turismo ser realizado pela 1ª vez aqui. É um novo tempo, um novo ciclo”, afirmou Neves, que falou também da ampliação do diálogo com o Rio e com o Prefeito, Eduardo Paes, o que já providenciou segundo ele, para a troca de experiências e integração entre as cidades para os próximos grandes eventos. Neves ressaltou ainda que “a cidade tem um dos melhores índices de qualidade de vida (IDH) do Brasil, um vasto roteiro histórico e a segunda cidade com maior número de obras de Niemeyer (Brasília é a primeira), muitos atrativos e boa gastronomia, e isso precisa ser valorizado”, concluiu.

   Marco Navega, presidente da Federação de Conventions do Estado do Rio de Janeiro, se disse um Niteroiense de corpo e alma, conhecedor de suas belezas e de sua gastronomia, e que espera ansioso a hora de ajudar a fundar o primeiro Convention & Visirtors Bureau da única cidade fundada por um índio no Brasil, o Cacique Arariboia.

Para Henrique Carregal, Secretário de Turismo de Teresópolis, o Salão foi uma boa oportunidade para a cidade se mostrar e apresentar seus atrativos e empreendimentos turísticos para o mercado. A Secretaria enviou funcionários para a distribuição de folheteria em parceria com o Convention e o COMTUR e também providenciou um ônibus, junto à Viação Teresópolis, para os hoteleiros que se interessaram e visitar o salão no sábado.

Marcos Pereira, chefe de gabinete da SeTur, foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso do Salão ao lado do Secretário de Turismo de Teresópolis, Henrique Carregal. Ele se colocou à disposição da cidade.

Marcos Pereira, chefe de gabinete da SeTur, foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso do Salão ao lado do Secretário de Turismo de Teresópolis, Henrique Carregal. Ele se colocou à disposição da cidade.

  O Secretário de Turismo de Nova Friburgo, Renato Satyro, também enalteceu as iniciativas do Projeto Serras Cariocas, trouxe o abraço do Prefeito Rogério Cabral e disponibilizou toda ajuda possível para o sucesso dessa parceria. 

   Já para, Evany Noel, diretora de turismo da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, é muito importante essa parceria com o setor privado para a promoção de nossos destinos turísticos, e reafirmou seu apoio na distribuição de todo o material das Serras Cariocas nos principais pontos turísticos da cidade imperial que é uma das 5 indutoras no estado.

  O secretário estadual, Ronald Ázaro disse que a realização do Salão do Turismo em Niterói é fruto da ousadia, sonho e dedicação, não só da sua equipe, como também da Prefeitura e “Niterói respondeu ao desafio que foi feito. Temos que aproveitar esse momento que vive a cidade”, opinou.

Na ocasião o Prefeito e o Secretário assinaram um contrato para a implantação na cidade de um estudo de demanda turística do Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo) do governo federal.

O Serras Cariocas levou também para promoção no evento seu recém lançado mapa turístico animado de Teresópolis e Tere-Fri, primeiro de uma série que será produzido para as 3 cidades.

Mais fotos em: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.604166876311534.1073741842.526125290782360&type=1

Os organizadores agradecem

Para viabilizar essas ações e a produção de todos os materiais e a contratação de pessoas e serviços, os organizadores do Serras Cariocas agradecem em especial aos Conventions Bureaux de Petrópolis e de Nova Friburgo nas pessoas de seus presidentes, Bruno Wanderley e Flávio Stern e as secretárias executivas, Márcia de Paula e Valéria, respectivamente, a Associação Comercial de Nova Friburgo na pessoa de seu presidente, Cláudio Verbicário e da gerente executiva, Edna Veiga e as empresas Maria torta Café, Água Teresópolis, Cael, New Limit, Unifeso, Ultra, Destac Contábil, Localiza, VT Expressa, Bel Air Hotel, Carrapeta, Grande Hotel, Teresópolis Shopping Center, Capim Limão Móveis em Fibra, Corações de Chocolate, Vila St. Gallen, Arbor bebidas, ShoppMídia e a toda equipe da SeTur, em especial ao chefe de gabinete, Marcos Pereira e o Secretário de estado de Turismo, Ronald Azaro.

Anúncios

Sobre O interior do Rio

Um entusiasta do interior do Estado do Rio e de seus valores. O desenvolvimento começa aqui.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s