Os novos heróis Guaranis

Um dos bairros mais interessantes de Teresópolis é a Granja Guarani. Um dos primeiros da cidade que tem em seu nome, uma homenagem ao romance de José de Alencar por abrigar uma das nascentes do Rio Paquequer e onde a história se passa durante a fuga de Ceci e do índio Peri.

Um antigo sitiante deixou lá um presente, o Quiosque das Lendas Indígenas, hoje em ruínas mas que promete ser um belo atrativo turístico e cultural da cidade em breve.

O local, um mirante com uma bela vista, foi descoberto pelos próprios moradores. Eles batalharam bastante para chamar a atenção das autoridades para esse patrimônio do bairro (e da cidade), além de outras mazelas do cotidiano. Contaram sempre com uma associação de moradores ativa onde todos participam e por isso eles são, hoje, os novos “heróis Guaranis”, assim como o símbolo do bairro, um índio guerreiro.

Comecei a ter contato com a comunidade quando fui Ouvidor Geral do Município e pude conhecer de perto os problemas e ajudar a resolver alguns deles. Hoje, tenho muito orgulho de ser membro convidado dessa Associação.

Outro parceiro que a Granja Guarani conquistou foi o amigo e Secretário de Cultura, Wanderley Peres, que não tem medido esforços para recuperar o Quiosque das Lendas incluindo-o no Patrimônio Histórico Nacional e que cuida dos arredores junto a outras secretarias da prefeitura. Recentemente conseguiu a doação do terreno e desenvolve um projeto de restauração.

IMG-20131013-WA0003

Membros da AMAGG – Associação de Moradores da Granja Guarani – Os “heróis Guaranis” de hoje são outros e não se contentam mais apenas com “espelhinhos”, eles querem melhorias para o bairro.

Foi ai que entrou em cena um parceiro de Teresópolis, que tem ajudado a cidade em muitas outras questões, como as obras, junto ao Governo do Estado, o Deputado Estadual, André Correa, do nosso PSD, que providencia Emenda na ordem de um milhão para a restauração do Mirante.

É bom saber que a Granja Guarani tem novos heróis.

IMG-20131013-WA0001

O Secretário de Cultura, Wanderley Peres, explica os detalhes do projeto ao Deputado Andre Correa, que visitou o mirante e se juntou nessa luta.

Anúncios

Sobre O interior do Rio

Um entusiasta do interior do Estado do Rio e de seus valores. O desenvolvimento começa aqui.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s