Festival do Morango de Nova Friburgo

Festival acontece dias 4 e 5 de outubro

Nova Friburgo é considerada a maior produtora de morangos do Estado do Rio de Janeiro. Por isso, não poderia ser diferente a realização, nos dias 4 e 5 de outubro, do 1º Festival do Morango – uma parceria da Secretaria Estadual de Agricultura, através da EMATER-RIO, Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, SEBRAE/RJ, Nova Friburgo Região Convention & Visitors Bureau e entidades do agronegócio familiar do estado. Como parte das festividades, entre os dias 4 e 27 de outubro, também acontece o Festival de Sobremesas, em vários restaurantes da cidade.

O Festival do Morango será realizado no Friburgo Shopping, das 10h às 21h, com exposição dos derivados e o sistema de produção da fruta. O público poderá conferir, de perto, as delícias feitas com morango pela agroindústria familiar friburguense como: compotas, geleias, conservas, doces, sucos e outras iguarias.

Festival do Morango

Festival do Morango

Ambos os eventos têm como objetivo incentivar a produção e o consumo do morango na região. Ao todo, 33 restaurantes do Centro, Mury, Cônego, São Pedro da Serra e Lumiar participam do festival preparando sobremesas com a fruta, estrela da festa.

Paralelamente ao evento, na Coopfeira, no bairro Vila Amélia, acontecerá o projeto Mão na Massa, oferecendo oficinas gratuitas de culinária com sugestões baratas, saborosas e fáceis de cozinhar. As receitas são de personalidades locais como moradores, chefs e produtores rurais. As oficinas acontecem todos os sábados de outubro, a partir das 10h, com limite de 20 participantes.

Cultivados com amor
Em abril, após o lançamento do slogan “Cultivados com amor” e da inclusão do morango entre as atividades incentivadas pelo Programa Frutificar, da secretaria estadual de Agricultura e Pecuária, a Associação dos Produtores de Morango de Nova Friburgo (Amorango) conquistou o registro de marca coletiva concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). A conquista possibilitou o fortalecimento da produção, agregação de valor e informação ao consumidor final sobre a procedência e a qualidade dos produtos. Em 2012, os associados à Amorango produziram cerca de 165 mil caixas da fruta provenientes de 353 mil pés plantados na região.

Morango nas escolas
Através de uma parceria entre as secretarias municipais de Agricultura e Desenvolvimento Rural, de Educação e a EMATER-Rio, a Rede Municipal de Ensino inseriu o morango na dieta dos alunos. A fruta será incluída no cardápio da merenda em 133 unidades educacionais (entre escolas e creches), estimulando os alunos a consumirem alimentos saudáveis e incentivando a agricultura familiar do município.

Anúncios

Sobre O interior do Rio

Um entusiasta do interior do Estado do Rio e de seus valores. O desenvolvimento começa aqui.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Festival do Morango de Nova Friburgo

  1. Paulo Filgueiras disse:

    Ol Raposo,

    Tudo bom?

    S para informar que o Sebrae/RJ no faz parte da comisso organizadora do festival.

    Att,

    Atenciosamente,

    Paulo Filgueiras Assessor de Comunicao Programa Rio Rural – Regio Serrana Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuria/RJ (22) 9967-1799 MTb 9122/MG http://www.microbacias.rj.gov.br rioruralserrana.com@agricultura.rj.gov.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s