Da Granja Guarani para o mundo!

Universitárias brasileiras e alemãs realizam trabalho ambiental na comunidade da Granja Guarani, em Teresópolis (RJ)

Um grupo de 10 alunas de duas universidades que trabalham em conjunto, a Federal rural do Rio de Janeiro e Universidade de Humboldt, de Berlim, concluíram um estudo de campo que estavam desenvolvendo com o apoio da comunidade da Granja Guarani. O trabalho que tem como tema central a preservação ambiental e a vida comunitária serão, agora, alvo de exposição nas universidades das alunas.

 

Granja_Guarany_Teresopolis

A tarefa envolveu cerca de 30 moradores do bairro e as alunas falaram ainda da importância da preservação ambiental do que ainda resta da Mata Atlântica no bairro, incentivando ações que coíbam invasões irregulares em áreas verdes. Também enalteceram a comunidade que busca acesso pleno ao saneamento básico e a importância das ações dos próprios moradores colaborando com o meio ambiente, por exemplo, dando destinação correta aos resíduos e não jogando lixo nos cursos de água.

Granja_Guarany_Teresopolis_02

O presidente da Associação, Armindo Coelho (de preto na foto), avaliou como excelente essa oportunidade e a disse que a entidade procura sempre desenvolver ações ambientalmente corretas, orientando a comunidade. “Pena que alguns moradores, inclusive de alto poder aquisitivo, ainda lancem poluentes no Rio Paquequer” reclamou Coelho.

As universitárias visitaram vários locais do bairro, acompanhadas dos diretores da Associação de Moradores da Granja Guarani. As estudantes também ficaram impressionadas com o Lago Iacy, um ponto turístico da cidade que a comunidade luta há anos pela revitalização.

Esse e muitos outros ‘causos’, como o da revitalização do Mirante do Granja, mostra a força e os resultados que uma comunidade unida e organizada pode alcançar, servindo de exemplo para todo o MUNDO!

 

Com informações de Cesar Rodrigues, jornalista e colaborador da AMAGG 

Fotos: Magal Lercy
Site da Associação de Moradores: http://granjaguaraniiluminada.blogspot.com.br/

Anúncios

Sobre O interior do Rio

Um entusiasta do interior do Estado do Rio e de seus valores. O desenvolvimento começa aqui.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Da Granja Guarani para o mundo!

  1. leonardo disse:

    Agradecemos imensamente o apoio meu amigo, e dizer que o encontro com os Universitários (a) foi uma experiência única. Conseqüentemente, estabeleceu uma relação mais confiável com a comunidade, pois esta se sentiu retribuída por abrir suas intimidades a pessoas tão diferentes, principalmente considerando a complicada situação social e econômica em que se vê inserida, além de recuperar um pouco sua mais que combalida auto-estima, ao ver os Alemãs interagindo com a comunidade da Granja Guarani, que poderiam estar visitando tantas atrações da Capital, subirem e descerem as ladeiras conversar com a comunidade e tentar ajudar os mais carentes com suas experiencias em meio Ambiente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s